Copo de 3: PROVA Quinta dos 4 Ventos 2000

01 dezembro 2005

PROVA Quinta dos 4 Ventos 2000

Produzido pelas Caves Aliança este vinho que na altura era o topo de gama da casa na região Douro, substituido pelo Reserva.
Das mãos dos enólogos, Michel Rolland e Francisco Antunes, a partir das castas Tinta Roriz, Touriga Franca e Tinta Barroca, com estágio de 14 meses em barricas novas de carvalho francês e americano, temos este Quinta dos Quatro Ventos 2000, já com 5 anos de vida, que se apresenta com 13% e uma tonalidade granada de boa intensidade, sem que se note a passagem do tempo. Na prova de nariz, entrada com fruta (negra e vermelha) bem madura, ligeira compota, tudo muito bem ligado com notas de baunilha e um leve torrado. Com o tempo aparecem notas de cacau, café, aromas especiados (pimenta e noz moscada) e fumo.
Na boca, mostrou-se com corpo médio, fruta e madeira bem ligadas, taninos presentes mas muito bem colocados num perfil fino e elegante, acidez a colocar alguma frescura no conjunto, que se mostra de bom nível, faltando algo de corpo para sêr um vinho mais sério. Tem um final médio/longo e ligeiramente especiado. Bom vinho do Douro, bastante elegante. 15,5

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.