Copo de 3: Chateau Peyroutas Saint-Emilion Grand Cru 2000

02 julho 2007

Chateau Peyroutas Saint-Emilion Grand Cru 2000

Antes de dar a conhecer este vinho, convém explicar para os mais distraidos que este é um vinho proveniente da região Francesa de Bordéus.
Esta região divide-se em várias outras zonas, Graves, Médoc, Saint-Émilion... onde na categoria principal se inserem os vinhos de Appelation Contrôlée (equivalente ao DOC em Portugal) e foi implementada para prevenir as fraudes, estipulando as castas que podem ser cultivadas, qual a quantidade de produção e como deve ser produzido e maturado o vinho.
Neste caso estamos presente um vinho de Saint-Émilion, região que classifica a qualidade dos seus vinhos como Premier Grand Cru Classé, Grand Cru Classé e Grand Cru.
Olhando o rótulo podemos então saber toda a informação sobre este vinho, zona, ano, classificação no que toca à sua qualidade...

Chateau Peyroutas Saint-Emilion Grand Cru 2000
Castas: - Estágio: n/indicado - 13% Vol.

Tonalidade ruby escuro de média concentração.
Nariz com aroma de mediana intensidade, fruta vermelha e negra bem presentes, frescura patente com especiarias, ligeira geleia e algum couro, a baunilha é fina e muito bem casada com todo o conjunto. Num todo que não se mostrar de grandes complexidades ou mesmo concentrações temos uma sensação de um vinho fino e equilibrado mas a que lhe falta algo mais. Mostra componente vegetal em sintonia com balsâmico no segundo plano com notas fumadas em final.
Boca com boa entrada, leve e arredondado, frescura suave percorre o palato, fruta com ligeiro toque vegetal, lembra quando se morde um morango maduro com a parte verde incluida. Ligeiro de conjunto, mostra-se apesar de tudo agradável.

Temos um vinho que se mostrou diferente, mas não é por ser diferente que obriga a ser melhor ou pior, neste caso não despertou grande entusiasmo, pode não ter sido uma experiência que nos leve a ter noção do real valor de um Grand Cru de Saint-Emilion, este exemplar custou 2,90€ e foi mais a curiosidade que outra coisa.
14

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.