Copo de 3: Perolivas Colheita Seleccionada Branco 2007

07 agosto 2008

Perolivas Colheita Seleccionada Branco 2007

Vinho recente nas prateleiras, o Perolivas, invoca o nome da aldeia perto de Reguengos de Monsaraz. Produzido e engarrafado pelo Monte dos Perdigões propriedade da Granacer, sendo um exclusivo para o grupo Jerónimo Martins.
É produzido pelas uvas provenientes da vinha do Vale do Rico Homem, que dá também o nome a outra gama feita por este produtor para o mesmo grupo.

Perolivas Colheita Seleccionada Branco 2007
Castas: Antão Vaz (31,10%), Arinto /29,47%), Verdelho/Gouveio (20,53%) e Viognier (18,90%) - Estágio: Fermenta parte em barricas novas de carvalho francês com batonnage durante 5 meses - 13% Vol.

Tonalidade amarelo dourado de mediana concentração com laivo esverdeado.

Nariz é de boa intensidade a despertar com bela dose de fruta madura, que varia entre a vertente mais tropical até a toques citrinos e alguma maçã. É amparado pela boa frescura que se senta, com um toque de calda a remeter para sensações mais gulosas ainda que contidas. A breve passagem por madeira confere-lhe alguma complexidade e arredondamento, aquela sensação de vinho arredondado e acolhedor, com toque mineral em fundo.

Boca a indicar um vinho bem equilibrado e bastante harmonioso com a prova de nariz, espairece no esplendor da fruta em companhia de uma acidez muito bem vinda que não o deixa esmorecer. O toque mineral que se sentia em nariz não é aqui tão notório, trocando com um ligeiro torrado sentido, em final de média persistência.

Um branco sem pontos fracos, tem tudo muito bem colocado, a prova que dá é acima da média, a passagem por madeira confere-lhe um maior arredondamento e ligeira complexidade. Um vinho para beber agora com um peixe gordo ou quem sabe guardar para a altura próxima do Natal, onde poderá estar um pouco mais desenvolvido.
O preço no Pingo Doce e Feira Nova deverá rondar os 9€, contudo um pouco alto para a qualidade apresentada, face à concorrência que já tem no mercado.
15

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.