Copo de 3: Uniqo Touriga Nacional 2010

13 janeiro 2014

Uniqo Touriga Nacional 2010

Lançamento Uniqo e exclusivo da Companhia das Quintas, um vinho emocionante que junta num lote da colheita de 2010 as melhores uvas de Touriga Nacional da Quinta da Fronteira (Douro Superior); Quinta do Cardo (Beira Interior); Quinta de Pancas (Lisboa) e Herdade da Farizoa (Alentejo). Estes lotes de Touriga Nacional estagiaram em barricas novas e de um ano (50%/50%) de carvalho francês durante vinte meses e depois seguiram-se doze meses de envelhecimento em garrafa, numa quantidade limitada de 3.300 garrafas e com um PVP Recomendado de 19,90€. 

É mais que um simples varietal, assistimos aqui a um puro vinho de lote, completo e complexo, sério, estruturado e repleto de encantos com muita vida pela frente. No início levemente austero cresce no copo para toda a opulência da fruta (ameixa, amora) carnuda e madura, fresco com toque balsâmico, cacau e floral. Nada forçado, robusto e elegante, coeso, sem artificialidades e a mostrar-se com apontamento de baunilha que confere sensação de ligeira cremosidade.  Na boca temos o complementar do nariz, estruturado mas a dar muito boa prova, ligeira secura no final de boca num todo saboroso, fresco e a dar muito prazer. Um Touriga Nacional de grande qualidade a merecer uns bons nacos de novilho no carvão para o acompanharem. 93 pts

1 comentário:

Anónimo disse...

Adorei, primeiro a ideia e depois ainda mais o vinho. Consegui duas caixas que vou desfrutar com muito prazer. Sem dúvida que é mais um maravilha, das muitas, a que a enologia da CQ nos habituou. Parabéns.

PC

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.